Detalhes da Postagem

13

Nov

Aniversário: 7 razões para o seu filho ter uma festa infantil.

  • por
  • 7136 visualizações
  • Geral

#1 Importância Cientifica. Vamos aos Fatos!

Mas, o que as crianças compreendem sobre sua idade em relação as festas de aniversário?
Alguma vez você já tentou trocar a festa de aniversário do seu filho por algum passeio? Ou não foi possível realizar a festa por causa de outro evento importante no mesmo dia? Ou alguma viagem que não daria para conciliar?
Se sim, você deve ter percebido uma certa “decepção” dele no dia do aniversário. E, provavelmente, achou que seria por causa do medo de não receber presentes, de não comer o bolo ou de não reunir os amigos para brincar, certo?
Mas o que nos mostra a PHD Jacqueline Woollen, professora de psicologia e diretora do laboratório de pesquisa da Criança, da Universidade do Texas, é que essa “decepção”, não é pela festa em si e sim, por não ter a oportunidade de crescer.
A festa é o evento social que mostra para a criança que as pessoas mudam de idade e por isso envelhecem. É como se fosse um ritual de passagem para elas.
A gente não tem ideia mesmo do que passa na cabeça das crianças. Nunca poderia imaginar isso!

Como os cientistas descobriram essa relação?
Uma conversa engraçada, relatada por Jaqueline, a pesquisadora, foi a de uma criança que iria fazer 6 anos no dia 6 de agosto, mas por conta de viagem em família, para fora do país, eles fizeram apenas o bolo, apagaram as velas e prometeram fazer a festa, com todos os familiares, quando voltassem da viagem.
Quando voltaram e começaram a conversar sobre a festa de 6 anos, a criança corrigiu os pais, dizendo que agora sua festa seria de 7 anos e não mais de 6, porque ele já tinha feito 6 anos antes da viagem.
Será que esse menino é uma exceção?
A relação direta da festa de aniversário com sistema cognitivo da criança.

A pesquisa realizada por Jaqueline Wollen, foi baseada no estudo feito por Klavir e Leiser, publicado no The Journal of Genetic Psychology, em
2002.
Eles analisaram a reação de crianças de 3 a 9 anos de idade. E confirmam a relação que a criança estabelece entre: a festa de aniversário e o processo de envelhecimento.
Olha que intrigante a pesquisa.

Exemplo #1: envelhecimento
No primeiro exemplo, eles queriam descobrir, se na cabeça das crianças a idade podia ser aumentada com várias festas de aniversário.
Eles contaram às crianças, a história de um menino que nunca teve uma festa de aniversário. E que a mãe dele queria fazer várias festas seguidas, até ele ficar mais velho que qualquer pessoa. E perguntaram se isso funcionaria, se seria uma boa ideia.
Surpreendentemente, 83% das crianças de até 4 anos, responderam que sim. Em idades maiores, cerca da metade das crianças de 5 anos e um terço das crianças de 7 anos, afirmaram que era uma boa ideia também.

Exemplo #2: rejuvenescimento
No segundo exemplo, eles queriam saber se a idade podia ser reduzida. E contaram a história de um homem de 80 anos que esperava ficar mais jovem, fazendo uma festa de aniversário de 79 anos e no ano seguinte de 78 anos e assim por diante. E perguntaram se seria uma boa ideia.
As porcentagens caíram bastante nesse caso. Só 38% das crianças de até 4 anos e 36% das crianças de 5 anos acharam que era uma boa ideia.
Então, eles concluíram a partir desses resultados, que até 7 anos de idade, é possível que as crianças acreditem que exista uma relação direta entre fazer festa de aniversário e envelhecer.

Qual a Conclusão de Jacqueline Wollen?
Baseado nesses dados, a PHD Jacqueline Wollen, da Universidade do Texas, fez seguinte experiência: contaram três histórias, sobre 3 crianças de 2 anos, que estavam prestes a comemorar o 3 anos.
Na 1° história, a criança teve a festa no dia do aniversário. Na 2° história, devido a várias circunstâncias, a criança não teve a festa. E na 3°história, a criança que teve duas festas.
Então, foi perguntado o seguinte: quantos anos cada criança de cada história teria?
Os resultados foram bem parecidos com os da pesquisa feita por Klavir e Leiser . Um número significativo de crianças entre 3 e 5 anos acreditavam, realmente, que a festa de aniversário está diretamente ligada ao envelhecimento!
Muitas disseram que a criança da história que não teve a festa permaneceria com 2 anos, e que a criança que teve duas festas, passaria a ter 5 anos de idade!

#2 Relação com o Emocional

E a conclusão da pesquisa foi que as crianças, assim como adultos, fazem correlações para entenderem melhor as experiências que são importantes para elas. Porque não existe uma causa física para a mudança de idade, como acontece na adolescência, por exemplo.
A festa de aniversário, acaba se tornando esse marco físico, concreto, de que existe algo diferente está acontecendo, para ela mudar de idade todo o ano.
Por isso é tão importante tanto para o cognitivo, que ela compreende a passagem dos anos, quanto para o emocional, que entende ele está crescendo.
Achei fantástica essa relação. Depois dessa pesquisa, vou perguntar à todas as crianças que encontrar, se elas acham o mesmo.

#3 O Significado por trás dessa Comemoração

A palavra aniversário vem do latim e significa “aquilo que volta todos os anos”. Anniversarius vem de annus (ano) e vertere (voltar), ou seja, aquilo que se faz ou que volta todos os anos.
E os estudos não ficam só nos laboratórios de pesquisas.
Uma divisão interessante feita na medicina tradicional chinesa e na antroposofia(dos gregos) é a dos setênios.

0 a 7 anos: estruturando o corpo;
7 a 14 anos: explorar o mundo;
14 a 21 anos: integrar-se a um grupo;
21 a 28 anos: vivenciar o mundo e conhecer a si mesmo;
28 a 35 anos: equilibrando razão e emoção;
35 a 42 anos: aumentar a discernimento
42 a 49 anos: buscando a ser único
49 a 56 anos: ouvindo mais seu interior
56 a 63 anos: confiando na intuição
de 64 anos em diante: dedicando o seu melhor  e o que aprendeu para o mundo

Achei bem interessante essa forma de ver a passagem da vida. Dá para fazer uma análise mais profunda e avaliar como estamos aproveitando nossos anos.
É uma ótima época para reavaliarmos nossos sonhos e entendermos se estamos tomando as decisões corretas para torná-los realidade.

#4 Como foi criado o ritual das festas de aniversário?

Você já parou para pensar, porque fazemos um bolo, colocamos velas e fazemos um pedido na hora do parabéns? É algo que fazemos automaticamente e não nos perguntamos: porque fazemos isso?
O ato de reunir os amigos em volta do bolo e cantar parabéns é algo tão natural que nem imaginamos toda a simbologia que envolve esse ato.

Qual o sentido de se fazer o bolo e apagar as velas?
Acredita-se que o ritual tenha começado na Grécia. Eles achavam que cada criança nascia com um espírito protetor ou gênio inspirador, que assistia ao seu nascimento e a protegia durante toda a vida.
Eles decoravam um bolo de mel, redondo, como a lua, acendiam velas e faziam pedidos que seriam levados, pela chama, aos deuses. Em troca, os deuses enviariam suas bençãos ao aniversariante e talvez atendessem aos seus pedidos.
Acreditava-se, popularmente, que as velas tinham uma magia especial de fazer os pedidos serem atendidos.

Porque convidar os familiares e amigos para a festa?
A origem exata das comemorações da festa de aniversário é incerta. Na Europa, acreditava-se que o aniversariante ficaria vulnerável aos espíritos, que eles chamavam de fadas boas e fadas más.
E a reunião de amigos e familiares ao redor do aniversariante, celebrando e enviando os desejos de felicidade, serviria também, como um cinturão de energia positiva e proteção contra os perigos que o aniversariante poderia sofrer naquele dia.

Por que dar presentes e servir um banquete?
Os presentes eram vistos como uma proteção ainda maior contra os espíritos do mal. Eu adorei essa parte,rs! Sábios gregos.
Além disso o ato de partilhar a comida, servia como uma proteção extra e ajudava a trazer mais bençãos ao aniversariante.
Não só os gregos, mas também os romanos faziam festas de aniversário no intuito, não só de proteção, mas também para garantir que o aniversariante tivesse um bom ano.
Afinal de contas, ali começaria um novo ano de muitos acontecimentos, então quanto mais bençãos e proteção melhor, não é mesmo?

#5 Linda Mensagem da Cultura Judaica

Mesmo em outras culturas, o motivo de se fazer a festa no aniversário, como uma forma de agradecimento e buscando proteção, também são usados.
No judaísmo, por exemplo, o dia do aniversário é onde a sorte da pessoa está dominando. Eles acreditam, que não é só o dia em que sua vida começou, mas um dia muito propício à mudanças.
É o dia de renascer e festejar esse novo começo. Pois, mesmo que as coisas não tenham saído bem no passado, o dia presente é a grande chance de tentar novamente.
Sendo esse, o melhor momento, para fazer um balanço da vida, de suas ações e, de tudo que foi realizado até aquele momento e aproveitar a sorte em alta, para assumir novas responsabilidades perante a sua nova vida.
Introduzindo, por exemplo, um novo hábito, alguma boa ação na sua vida. Pelo simples fato de ser grato, por ter nascido e estar vivo. Hoje, com muito mais capacidade de se melhorar, do que nunca.
Afinal, se você já passou pelas coisas ruíns, é porque teve capacidade para superá-las. Agora é hora de comemorar, se cercar de amigos, se fortalecer para dar o próximo passo.

O que você faria, se só te restasse esse dia?
Isso me fez lembrar de uma frase do Érico Rocha, um dos meus mentores, onde ele fez um desafio, perguntando…

O que você faria, esse ano, que gostaria de ter feito ano passado? Talvez seja uma ótima reflexão para um aniversário, não é mesmo?
Todas essas culturas, faziam da festa de aniversário, uma oportunidade de agradecimento, pela vida que foi dada. E por termos chegado até esse dia.
Toda mãe de filho com restrição alimentar sabe muito bem que cada dia conquistado sem reações é super valioso.
Por isso é tão importante celebrar, como forma de agradecimento, a tudo de bom, que permitiu, que nossa criação e permitirá que sigamos crescendo.

#6 De onde vem a música parabéns para você?

Por que a gente canta parabéns para você? Que música é essa que passa de gerações em gerações e todo mundo sabe? De onde veio isso?
Pois é, essa é a versão brasileira da Música “Happy Birthday To You” ( (Parabéns para você) , até aí nenhuma novidade certo?
Mas, o mais legal é que, a música original, em inglês, não era uma canção de aniversário, e sim, para a celebração de mais um dia de aula.
Foi a forma carinhosa que duas irmãs e professoras norte-americanas: Mildred J. Hill e Patty Hill, em 1893, resolveram criar, para saudar seus alunos, quando chegavam para aula.
A música era “Good Morning to All” (“Bom dia a todos”), fofo né?!
A música fez tanto sucesso, que mais tarde, uma das irmãs, registrou uma nova versão para os dias de aniversário. Então surgiu a “Happy Birthday To You”. Professores criativos mudam o mundo, não é mesmo?
A versão brasileira foi criada por Bertha Celeste, para um concurso de rádio, em 1942. Eu sinceramente achava que essa música era até mais antiga. Nós não cantamos a versão completa, mas ela é bem interessante:

Parabéns a você,
nesta data querida,
muita(s) felicidade(s),
muitos anos de vida

Hoje é dia de festa
cantam as nossas almas
para o(a) menino(a) [Nome]
uma salva de palmas!

Em cada região do Brasil ela foi adaptada de uma forma diferente. Então me diga! Como é a sua versão de parabéns? E, em que região do pais você está? Deixe o seu comentário aqui em baixo.

#7 E quem não gosta de aniversário? Essa é a Melhor das Razões!

Eu não sei você, mas nesse ponto eu já estou bem comovida com essa história de fazer festa de aniversário. Essa frase do Gabriel Byrne, faz todo o sentido para mim agora.
Presentes realmente não significam muito para mim. Eu não quero soar piegas, mas – foi a constatação de que eu tenho um grande número de pessoas em minha vida que realmente me amam, é o que eu realmente amo.- Gabriel Byrne (Ator irlandês).
Descobri, na verdade, que eu sou importante para as pessoas, que minha existência na terra é importante, não só para mim, mas para meus entes queridos e estranhos que ainda vou conhecer.
Sou importante para você, que está lendo este blog e que com o meu trabalho e minha mensagem , pode acrescentar mais valor, cor e sabor à sua vida.
E isso deve ser comemorado!Eu mereço ser comemorada. Você, mesmo que odeie aniversários, merece ser comemorado.
E essa, é a oportunidade social, das outras pessoas demostrarem isso. A oportunidade de mostrar o quanto você significa para elas. Não tire isso delas.
Não é sobre bajulação ou querer aparecer. Isso é sobre pitadas de amor. Que nem sempre são possíveis de serem demostradas no dia a dia.
Poder dizer que você é especial, que sua existência é especial. Mesmo que venha de mensagens do facebook ou de e-mails. Não é uma experiência incrível, ver pessoas de todas as esferas do planeta dizendo que você é especial?
Criando aquele cinturão, não só em volta de um bolo, mas em volta do mundo inteiro, com mensagens positivas e bençãos na sua vida?
Talvez seja só uma bela ilusão da minha parte, mas eu acho esse movimento surpreendente e impressionante.
Então, por favor, comemore seu aniversário. Do jeito, tamanho e forma que você quiser! Por que você merece isso, e todo mundo merece a chance de compartilhar esse momento com você também.
E para você, que está fazendo aniversário hoje ou que ainda vai fazer, mesmo que seja ano que vem, quero te dizer: Você é muito especial para mim!
Estou feliz por você estar aqui, estou feliz por você estar vivo e estou feliz por você estar comigo!

E para terminar, gostaria de lhe fazer uma simples pergunta:
Existe algo mais gratificante do que tornar a vida de alguém mais feliz? Mesmo que seja só por um dia, ou só por um momento?
Pensa comigo: você dá um presente para uma criança e quando ela abre, vem junto aquele suspiro e um nossa…, que lindo, que irado! E a criança já sai querendo usar o presente. Quem é que fica mais feliz?
Não é uma sensação maravilhosa? Imagine poder fazer muitas outras crianças felizes?
Você pode estar dizendo: Eu queria muito dar uma festa de aniversário com todo esse significado para o meu filho. Um dia inteiro de felicidade. Por que afinal, já são tantas restrições, todo dia, e eu não posso nem dar uma festa normal para ele?
Venha conhecer nosso espaço, podemos te ajudar a realizar o sonho do seu pequeno.

Equipe Zuá Zuô
7136 Visualizações

Tem algo a dizer sobre essa postagem?